Return to site

6 regras de ouro para sua revista digital

E não estou falando de um PDF exportado do layout impresso, mas de projetos planejados para a versão mobile.

Se você não tem um app, corre o risco de ser efetivamente invisível para o público que mais cresce no mundo: existem mais de um bilhão de usuários de aplicativos e um mercado que está crescendo cerca de 30% a cada ano.

Se você estiver prestes a publicar uma revista digital para dispositivos móveis, neste artigo irá descubrir como preparar um bom projeto. Você vai conhecer 6 regras fundamentais para ter sucesso e não estou falando de um PDF exportado do layout impresso, mas de projetos planejados para a versão mobile.

FORMATOS

O primeiro passo está na criação do documento no Adobe InDesign. Escolha Digital Publishing no painel Novo Documento e utilize os valores de margem conforme a imagem abaixo.

Em relação ao formato da página recomendo para distribuição em tablets o formato do iPad. Crie páginas com 768x1024 px. Não precisa utilizar resolução de retina, o que seria o dobro do valor e quase quatro vezes mais em peso de arquivo. A finalização pelo InDesign utiliza a compressão em PDF, o que assegura a qualidade dos gráficos e textos. Para publicações destinadas a smartphones sugiro a medida 320x568 px, que segue a proporção do iPhone 5, em diante.

Sua publicação tem que ficar legível, em todas as plataformas, para isso, use uma ou, no máximo, duas colunas de texto no layout, para que o projeto tenha uma boa aparência, além da legibilidade. O tamanho do corpo deve começar com 16 px, mas sempre realize testes de leitura direto no dispositivo.

E o Android?

A plataforma Android suporta qualquer formato de publicação, sendo assim, se deseja otimizar seu tempo de produção, utilize apenas 1 layout para tablet (768x1024px) e outro para smartphone (320x568px). Desta forma a distribuição será completa para ambas as plataformas – iOS e Android.

Lembre-se de que o contrário não se aplica, a Apple não suporta publicações em formato diferentes do iDevices. Fique atento!

IMAGENS

Para que ler em um tablet se você não puder desfrutar de belas ilustrações ou fotos? Essa é uma das mais importantes regras para que sua publicação tenha sucesso. As ilustrações e fotos precisam chamar a atenção do leitor, e no caso da publicação digital, tem que desencadear vendas, assinaturas, likes, etc.Belas fotos são geralmente uma despesa grande, especialmente, para uma publicação nova. Sites como o Unsplash vai ajudar você com imagens de alta qualidade, e melhor, gratuitas.

A resolução máxima das imagens não deve ultrapassar 150 ppi (pixels per inch). Entre os formatos de arquivos, fique com JPG (compressão com qualidade 10) e PNG. Procure sempre otimizar o tamanho final das imagens, para assegurar o melhor desempenho no download da publicação, para essa tarefa indico o site tinypng, que aceita os dois formatos.

A criação do aplicativo exige a produção de uma séria de ícones com formatos variados, conforme a especificação da cada loja – Apple e Android. Facilite essa tarefa com o serviço desse excelente site makeappicon.

TIPOGRAFIA

A utilização de fontes adequadas é essencial! Fontes bem escolhidas afetam de forma positiva os leitores, facilitando a leitura e legibilidade do texto. Esteja ciente de que os pixels (px) não são os mesmos que pontos (pt), nos quais os tamanhos das fontes são definidos. Você vai encontrar o conversor apropriado, e muitas outras dicas, no site reeddesign.

Listamos as principais características para uma boa tipografia abaixo baseado no Butterick’s Practical Typography:

  • O tamanho da fonte, para o texto base, deve ficar de 16 a 25 px, em média.
  • O espaçamento entre linhas deve ter 120 a 145% do tamanho da fonte.
  • O comprimento médio de linha deve ter 45 a 90 caracteres (incluindo os espaços).
  • Evite fontes muito comuns, pouco espaçadas ou fontes do sistema, especialmente, a Times e Arial.
  • Coloque apenas um espaço entre as frases.
  • Nunca use sublinhado, a menos que seja um hiperlink.
  • Use o texto centralizado com moderação.
  • Se você usar o texto justificado, ative a hifenização.

LAYOUT

Sua publicação não deve ser uma “reedição digital”, muito menos um site. As pessoas estão acostumadas a usar a internet gratuitamente para fazer uma versão de suas revistas impressas. A revista digital não deve ser uma cópia da sua revista impressa, ela deve ser uma combinação de conteúdo exclusivo que ofereça uma ótima experiência para o usuário dos dispositivos móveis.

E lembre-se, o cliente pagará por conteúdos que valorizam para ter uma experiência única, é por isso que, ao planejar seu projeto para um formato mobile, pense bem no equilíbrio conteúdo / interatividade, isso irá garantir um layout consistente para um maior número de dispositivos e plataformas.

Esses cuidados irão assegurar que sua revista oferecerá a mesma experiência em todos os dispositivos.

USABILIDADE

Qualquer nova edição deve ser baixada pelo seu leitor em qualquer tablet ou smartphone, portanto, é bom otimizar o arquivo final para que o tamanho não exceda 150 MB. Você só precisa se lembrar de:

  • Ajustar as imagens para 150ppi;
  • Otimizar o tamanho dos vídeos no formato e compreensão adequados (.mp4 no codec H.264);
  • Controlar a quantidade dos itens interativos, em especial: slideshows, sequence image e vídeos;
  • Na versão smartphone preferir recursos de multimídia (áudio e vídeo) via streaming, quando possível. Desta forma, não sobrecarrega o tamanho final da edição.

Além do tamanho final das edições, nunca se esqueça que o usuário irá interagir na publicação com o toque dos dedos, e não com um mouse. Com isso em mente, reconsidere o tamanho e espaçamento entre ícones e botões. A Apple recomenda o tamanho mínimo de 44 pixels para elementos de interação, botões, por exemplo.

VENDA NAS APP STORES

Um usuário que visita o site da sua revista numa App Store deu apenas o primeiro passo para tomar a decisão de compra. Saiba aqui como abrir uma conta na Apple app store.

Entre em contato com a Dualpixel e receba uma consultoria completa para produção e distribuição de publicações digitais via aplicativos. Cuidamos de tudo para que você possa se concentrar apenas no seu processo de criação.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly