Return to site

Projetos de Publicação Digital

Estudos de caso com a Plataforma Dualpixel

· publicacao digital,Revista Digital

No final dos anos oitenta, quando iniciei na área gráfica, lembro que ficava atualizado acompanhando as novidades dos softwares gráficos, PDF, entre outros recursos do incipiente DPT.

Hoje, quase três décadas depois, precisamos nos atualizar não somente sobre mídia impressa ou digital, mas, especialmente, na integração que há entre as duas.

O artigo Profissional Crossmedia – parte 2 destaca a importância do conhecimento multidisciplinar, técnico e conceitual para o designer. Confere lá!

Metade da equação crossmedia, grande parte dos designers já dominam – a mídia impressa.

Mas como produzir e distribuir uma publicação digital?​

Primeira fase - Escassez

Em meados de 2010, eu me fiz essa pergunta (como produzir e distribuir uma publicação digital?), no auge do lançamento do iPad, o mercado editorial buscava uma solução que permitisse a produção via InDesign, e foi da própria Adobe a resposta, com a plataforma DPS – Digital Publishing Suite.

Interface amigável, bons recursos de interatividade e integrado ao InDesign, logo a solução DPS ganhou força e aprovação do mercado, contudo a falta de concorrentes facilitou a prática abusiva de preços.

Nos anos seguintes outras empresas disponibilizaram soluções semelhantes, por exemplo, a Woodwing, que não teve muita sorte, pois viu sua plataforma ser “substituída” pelo DPS, numa jogada comercial da Adobe.

Segunda fase - Abundância

Os anos passaram e a oferta de plataformas digitais não parou de crescer. Tanto que hoje é difícil escolher uma solução confiável, prática e funcional, entre as variadas opções de formatos, recursos e, principalmente, custos.

No artigo Formatos e Plataformas Disponíveis para Publicação Digital faço uma compilação das principais soluções, com as quais tive algum contato em testes ou produção.

Nos últimos cinco anos pude participar de vários projetos, entre erros e acertos, somando experiência com outros profissionais de diferentes áreas, continuei minha busca por soluções simples e efetivas para produção de publicações digitais, com interatividade, acesso offline e, sempre que possível, sem edição de código.

Projetos de Publicação Digital - Estudos de caso

Os três projetos que apresento resumem bem a minha busca, cada um com suas características de formato, recursos e mercado, mas todos compartilham o mesmo tipo de distribuição – Aplicativo de Banca (1)

(1) Aplicativo Banca permite a publicação de várias edições criando coleções de conteúdos para leitura offline.

InDesign Multiplataforma

O projeto da CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia) consiste em disponibilizar aos associados duas publicações – Boletim e Jornal Acadêmico – no formato digital. Tal iniciativa reforça o compromisso da empresa em propiciar ao radiologista, o mais amplo material online e offline.

As edições são produzidas com Adobe InDesign, com projeto gráfico desenhado para as telas de tablets e smartphones. Desta forma, asseguramos a melhor experiência de leitura em diferentes tamanhos de tela.

A produção de App, a partir de edições criadas no InDesign, permitem a editoração em formatos específicos para tablets e smartphones. (2)

Neste projeto destaco a fácil navegação pelas editorias, layout otimizado e recursos interativos de scroll e pop-up. A versão digital do jornal acadêmico é um bom exemplo do uso funcional da interatividade, com imagens e tabelas sendo visualizadas plenamente, mesmo em telas menores.

Aplicação funcional da interatividade: recursos de pop-up e scroll ajudam na visualização adequada do conteúdo nas telas dos smartphones.

(2) Diferente do PDF e do ePUB de layout fixo, que permitem apenas um formato para todos os dispositivos, tablets e smartphones, as publicações para App`s permitem formatos otimizados para cada dispositivo.

ePUB 3 Responsivo

app Biblioteca Sá Digital reúne num só projeto, os benefícios do layout responsivo do formato ePUB, com os recursos de distribuição via App – segurança, leitura offline e estabilidade entre as plataformas Apple e Android. Completam esse projeto a interface personalizada do app, recursos de ajuste de texto e anotações para cada edição.
 

Acompanhe no vídeo abaixo os principais recursos deste projeto:

InDesign > HTML

Quando me perguntam sobre a melhor forma de se produzir um HTML a partir do InDesign, minha resposta é concisa: exporte para ePUB!

Uma vez que o formato ePUB é construído em HTML e CSS, desde que corretamente formatado no InDesign (e após uma limpeza no código HTML do ePUB) é possível utilizar esse HTML em diferentes projetos.

HTML 5 e Adobe Muse

A parceria da Dualpixel com o Sistema S já rendeu ótimos frutos entre consultorias e treinamentos, no eixo RJ e SP. O mais recente projeto vem da vizinha Vitória/ES, e trata-se do app Meu Curso Senai-ES, que tem a finalidade de divulgar os cursos ofertados pelas unidades do Senai no Espírito Santo.

O projeto foi produzido 100% em HTML 5, mas sem edição de uma linha de código. Como? A resposta é Adobe Muse. 

A facilidade de uso e recursos disponíveis, do Adobe Muse, para produção de páginas em HTML responsivo está conquistando novos usuários a cada dia.

Neste projeto destaco a usabilidade, o formulário de pré-inscrição (3) e o acesso offline a todo conteúdo!

(3) Um diferencial neste projeto está no monitoramento de todas as mensagens recebidas permitindo a produção de relatórios para análise dos resultados em cada unidade do SENAI ES

Plataforma Dualpixel para Publicações Digitais

Aqui estão 3 projetos, com a assinatura da Equipe Dualpixel, desde o layout até a produção e distribuição do App. Satisfação em atender os objetivos de nossos clientes e parceiros. Te convido a baixar, testar e experimentar cada projeto, todos disponíveis para tablets e smartphones. 

São projetos reais que estão ajudando empresas, de diferentes tamanhos e setores, a aumentarem sua comunicação, visibilidade e vendas nas plataformas digitais. 

Agende uma conversa sobre a distribuição digital da sua empresa, clique aqui 

Colégio Brasileiro de Radiologia - Plataforma Dualpixel

Baixe a versão no Google Play ou na Apple App Store.

App Meu Curso SENAI ES - Plataforma Dualpixel

Baixe a versão no Google Play ou na Apple App Store.

App Biblioteca Sá Digital - Plataforma Dualpixela

Baixe a versão no Google Play ou Apple App Store 

Até o próximo artigo.
Felipe Santos

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly